Só Templates

Parceiro



Parceira



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PANGEA

O PANGEA (Centro de Estudos Sócio-Ambientais) localizado no Parque de Pituaçu - Salvador BA, tem como um de seus trabalhos incentivar a população a preservar o meio ambiente.

Lagoa encontrada no Parque Pituaçu intoxicada com lixo hospitalar há mais de 20 anos.


O Parque Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, está localizado no bairro de Pituaçu , em Salvador, próximo à orla e à UCSal. Foi criado por decreto estadual em 1973 é a maior reserva ecológica da cidade de Salvador, Bahia.

Um dos principais pontos da cidade, com remanescentes de Mata Atlântica, é fonte lazer e turismo para a cidade com sua fauna e flora diversificadas.


Quantas frutas da Mata Atlântica você conhece?

Conheça aqui alguns exemplares dessas frutas:

MENOS CONHECIDAS


MAIS CONHECIDAS


CONHEÇA AQUI ALGUNS EXEMPLOS DE ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA:

PAU-BRASIL



PALMITO-JUÇARA


QUARESMEIRA



CONHEÇA AQUI ALGUNS EXEMPLOS DE PLANTAS MEDICINAIS DA MATA ATLÂNTICA:

ESPINHEIRA-SANTA


CARQUEJA




O que fazer para salvar a floresta?

Quem vê a nossa amazônia assim
Também não quer saber
Porque ela ficou ruim e tão destruída
Só querem saber de desmatar e esquecem do ar
Quando um dia ela se for
Não vai sobrar mais nada
Pois com o desmatamento
Vai ter aquecimento
Destruirá a vegetação

Da Amazôniaaaaaaaa (2x)

Fazendeiros dieram aqui, pra lenha pegar
As indústrias também sim, só a desmatar
Isso acontece a um tempão
Mas tem uma soução
É só você fazer assim, quando cortar uma árvore
Põe com muito carinho
Outra no lugarzinho
Muitas árvores terão

Na Amazôniaaaaaaaaaa (2x)

A revolução industrial ajudou
O desmatamento ela agilizou
É só previnir pra acabar o que começou
e a amazônia, vai continuar assim

Muito bonitaaaaaaaaaaaaaa (2x)



Laíse Caldas
Fernanda Ribeiro
Samuel Ribeiro
Ramon Ramos
Leonardo Petitinga
Márcio Azevedo
Vitor Moraes

Paródia feita para as disciplinas de: Sociologia, História e Geografia.

O que fazer para salvar a floresta?

Vista aérea da destruição na região da Terra do Meio.

Vista aérea da destruição na região da Terra do Meio.

O Brasil precisa adotar imediatamente um programa nacional de combate ao desmatamento na Amazônia, com apoio financeiro da comunidade internacional.

O programa criaria uma força-tarefa interministerial, com a participação de entidades representativas da sociedade civil e dos setores produtivos, para deter o avanço do desmatamento e reduzi-lo a zero.

Entre as medidas necessárias para impedir uma maior destruição da Amazônia, destacamos:

• A implementação dos compromissos nacionais e internacionais assumidos em 1992 durante a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB);

• A destinação das áreas griladas na região amazônica (que, de acordo com dados das CPI da Grilagem chegam a 100 milhões de hectares, ou 20% da Amazônia Legal) para a criação de áreas de proteção como parques e reservas extrativistas de uso sustentável;

• A implantação das unidades de conservação já aprovadas e que até hoje não saíram do papel;

• Redirecionamento do programa nacional de reforma agrária para áreas já desmatadas;

• Fortalecimento das instituições encarregadas da proteção ambiental como Ibama e secretarias estaduais de Meio Ambiente;

• Adoção de mecanismos fiscais que punam a extração ilegal de madeira e beneficiem exclusivamente a produção de madeira através de manejo florestal sustentável e certificado pelo FSC.

• Fortalecimento institucional e financeiro a projetos de manejo florestal comunitário;

• Expansão dos programas governamentais de combate às queimadas;

• Demarcação de todas as terras indígenas.

Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema brasileiro. Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental já perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; África, 92%; Oceania, 78%; América do Norte, 66%; e América do Sul, 54%. No caso específico da Amazônia brasileira, o desmatamento que era de 1% até 1970 pulou para quase 15% em 1999 – em quase 30 anos, uma área equivalente à França foi desmatada na região. É hora de dar um basta nisso.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Você sabia que existe um dia dedicado à Amazônia?

------- PRESERVE O NOSSO PLANETA -------





O que você está fazendo para ajudar na preservação no nosso planeta? Aqui vão umas dicas pra lhe ajudar a pensar melhor:

Não polua os rios, pois você estará destruindo a vida que existe neles.


Não pratique o tráfico de animais, porque você estará colocando a vida deles em perigo.


Não desmate as árvores que ficam ali, pois você estará ajudando a causar o efeito estufa.



Não polua o ar, pois você estará causando um mal a você mesmo.


Seguindo esses conceitos a AMAZÔNIA agradecerá.


PORQUE CUIDAR DA AMAZÔNIA É CUIDAR DA VIDA.

Meio Ambiente em Apuros



O Meio Ambiente está sendo destruido pelo ser humano*

Que Ambicioso e ganancioso esta destruindo tudo o que é verde , para contruir industrias, shopping, e etc para ganhar o que todo mundo quer DINHEIRO** Que custa para cair em nossas mãos*

Tudo é destruido para um modo de lucro.Por exemplo:

As ÁRVORES: São destridas para fazer papel, lapís , borracha e outras coisas...
As MATAS: São destruidas para terem mais espaços para contruir novas indrustrias e etc...


Isto sem falar no que eles fazem com a nossa " CAMADA DE ÔZONIO"

Que agora de uns anos para cá , está com uns buracos enormes nela**
Com as fumaças da industrias, as queimas de arvores e lixo destroem a tão rara "Camada de Ôzonio".
E com isso acaba prejudicando muito Agente pois os polos começam a derreter deixando os mares com um níveu maior de água fazendo com que as águas acabam tomando os espaços de praia , casas e prédios.
Levando todo mundo ao Prejuízo.
E mesmo assim sem pensar nos outros os homens de mais poder fazem o "ACHAM" que é certo*
E isso também ajuda as pessoas a pegarem mais doenças de peles causadas pelo Sol como poe exemplo o famoso:

"Cancêr de Pele"

Que muitas pessoas tem por ficar tomando sol sem proteção*
O que não deveria acontecer pois com esses "BURACOS"os raios ultravioletas ficam mais fortes como se nem tivesse camada de ôzonio**
Porque com a camada de ôzonio os raios ultravioletas ficam mais fracos**


E com isso quem sofre é agente**

Salve o:

Meio Ambiente

quinta-feira, 17 de setembro de 2009




Estudos recentes conduzem à previsão de que o planeta perderá entre 2 e 7% das espécies nos próximos 25 anos. Esta advertência está no Relatório do Brasil para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - O Desafio do Desenvolvimento Sustentável, elaborado pelo Governo Brasileiro apresentado na Rio-92, como ficou conhecida esta Conferência.

A extinção de espécies provocada pela ação do homem limita o processo evolutivo de adaptação às mudanças climáticas no planeta, sobre aquelas resultantes do “efeito estufa” e da destruição da camada de ozônio. As conseqüências são imprevisíveis, mas certamente serão catastróficas e certamente comprometerá a biodiversidade. O número de espécies de organismos classificados é da ordem de 1,4 milhão, dos quais 751 mil são insetos, 41 mil são vertebrados, 250 mil são espécies de plantas e o restante se constitui em um complexo de invertebrados, fungos, algas e microorganismos. Na natureza, cada um desses seres tem função própria no ciclo biológico, na cadeia alimentar e, conseqüentemente, no equilíbrio ecológico.

No Brasil, mais de duas centenas de espécies da fauna e quase uma centena de espécies da flora estão ameaçadas de extinção. As principais causas são: explosão demográfica, desenvolvimento não sustentável, desmatamento, contaminação das águas, lixo industrial, destruição dos habitats naturais, comércio ilegal local e internacional de espécies, produtos e subprodutos da fauna e da flora silvestre brasileira. A intervenção humana, certamente, tem sido a maior responsável pela situação da fragilidade e desaparecimento de diversas plantas e animais.




Amazônia: floresta da vida



Alinhar ao centro




A Amazônia é um tesouro inestimável que precisa ser preservado a todo custo. Além de ser a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e ter a maior biodiversidade do planeta, a floresta Amazônica é uma fonte de vida, um dos poucos lugares no planeta terra onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnífica. É difícil de explicar em palavras o que todo visitante sente ao conhecer pela primeira vez a Amazônia: um poder jamais imaginado, magnetismo, força, emoção, respeito, grandiosidade, vida e paz.

A floresta Amazônica cobre 6,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 4 milhões estão em território brasileiro. O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, sob o nome de Marañon. Ao entrar no Brasil recebe o nome de Rio Solimões, até se encontrar com o Rio Negro, nas proximidades de Manaus, e passar a se chamar de Rio Amazonas. No total, são pouco mais de 7000 quilômetros de extensão. Alguns afluentes do Rio Amazonas medem mais de 1500 quilômetros. Os mais conhecidos são Negro, Tapajós, Xingu, Madeira e Jarí. A bacia Amazônica é uma região muito plana, mas, em contraposição, abriga o maior pico do Brasil, o Pico da Neblina, com 3014 m. Apesar de ser pouco habitada, a região tem indícios de presença humana que datam de 12.000 anos antes de Cristo.